DICAS 1 – “SENÃO” JUNTO OU “SE NÃO” SEPARADO?
“SENÃO” = “DO CONTRÁRIO”; “A NÃO SER”; “FALHA, DEFEITO” (substantivo).
Exemplos:
Seja sempre sincero, SENÃO ninguém irá acreditar em você. (Seja sempre sincero, DO CONTRÁRIO ninguém irá acreditar em você).
Os apaixonados não pensam em mais nada, SENÃO amar. (Os apaixonados não pensam em mais nada, A NÃO SER amar).
Não encontrei um SENÃO naquele texto. (Não encontrei uma FALHA naquele texto).
“SE NÃO” = “CASO NÃO”; “QUANDO NÃO”.
Exemplos:
SE NÃO fizer sol amanhã, nada de praia. (CASO NÃO faça sol amanhã, nada de praia).
Havia dois amores esquecidos na memória, SE NÃO três. (Havia dois amores esquecidos na memória, QUANDO NÃO três).
REFERÊNCIA
TERRA, E. Curso prático de gramática, Vol. Único, 7ªed., Scipione: São Paulo, 2017, 496 p.
DICAS 2 - REDUÇÕES VOCABULARES
SIGLAS- Grupo de letras iniciais de palavras. Não se leem, soletram-se. Sem pontos, espaços, acentos, em maiúsculas, independentemente do número de letras e sem “s” no plural.
Exemplos: QV = Qualidade de Vida. DCNT = Doenças Crônicas Não Transmissíveis; TCLE = Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; ABNT = Associação Brasileira de Normas; CDR = Clinical Dementia Rating Scale; FDA = Food and Drug Administration;
Exceção: CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)
ACRÔNIMOS - Conjunto de letras ou sílabas iniciais de palavras. Pronunciados de forma contínua, como uma palavra comum. Sem pontos, sem acentos e em maiúsculas, quando o número de letras for inferior a seis:
Exemplos: SUS = Sistema Único de Saúde; MEC = Ministério de Educação e Cultura; COPEP = Comitê Permanente de Ética em Pesquisa.
Acrônimos com seis ou mais letras devem ser escritos apenas com maiúscula inicial, seguida de minúsculas: Anatel = Agência Nacional de Telecomunicações; Unicef = Fundo das Nações Unidas para a Infância; Embrapa = Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Exceção: UnATI (Universidade Aberta da Terceira Idade).
OBS: Em alguns casos, os acrônimos podem se transformar em verdadeiras palavras, que podem variar em número e/ou dar mesmo origem a outras palavras: aids (aidético, aidetismo); óvni(s) (ovnilogia).
Deve-se adicionar a letra “s” (sempre minúscula) para indicar o plural dos acrônimos somente quando a concordância gramatical assim o exigir. (ex: O trabalho das ONGs).
ABREVIATURAS OU ABREVIAÇÕES - reduções tradicionais mais ou menos fixas, onde se utiliza um ponto abreviativo para indicar que se trata de uma forma incompleta.
- = você; Sr. = senhor; Dr. = doutor; Dra. = doutora; Me. = mestre; °C = grau Celsius; etc. = et cetera; h = hora(s); prof.ª = professora; Ph.D. = Philosophiae Doctor e Sc.M. = Scientiae Magister (para documentos em língua inglesa).
SÍMBOLOS - reduções convencionadas internacionalmente. Não são seguidos de ponto nem têm plural gráfico
kW = quilowatt; € = euro; ≤ = menor ou igual; ≥ = maior ou igual; ≅ = aproximadamente.
REFERÊNCIA
Bechara, Evanildo, Moderna Gramática Portuguesa, 38ª ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2015, 696p.
DICAS 3 - BASTANTE / BASTANTES
BASTANTE = MUITO. Será um advérbio - palavra invariável que modifica verbo, adjetivo e o próprio advérbio – Não se flexiona no plural.
- Os educandos estudaram BASTANTE (= muito) para o último concurso
- Publicar na RBGG nos deixa BASTANTE (= muito) honrados
- Sol, Céu e Sal, tudo isso faz BASTANTE (= muito) bem para a alma.
BASTANTE(S) = SUFICIENTE(S). Será um adjetivo – palavra variável que modifica um substantivo – Flexiona-se no plural.
- Em breve, não haverá alimentos BASTANTES para alimentar a todos. (Em breve, não haverá alimentos suficientes para alimentar a todos)
- Não há palavras BASTANTES para definir meu amor por você. (Não há palavras suficientes para definir meu amor por você).
BASTANTE(S) = MUITO(S). Será pronome indefinido – expressa quantidades e qualidades indefinidas a um substantivo – Flexiona-se no plural.
- Há BASTANTES inconsistências no artigo submetido (Muitas inconsistências, não é possível precisar quantas)
- Encontrei BASTANTES amores do passado. (Encontrei muitos amores, quais? quantos?)
OBSERVAÇÃO PRECIOSA: Na dúvida, é só colocar “muito” no lugar de “bastante”. Se “muito” for para o plural, assim também ocorrerá com “bastante”.
REFERÊNCIA
SILVA, Sérgio Nogueira Duarte da. O Português do dia-a-dia: como falar e escrever melhor, Rocco, Rio de Janeiro, 2004.
DICAS 4 - HOMÓFONAS: SEÇÃO; SESSÃO OU CESSÃO?
SEÇÃO (lembra “setor”)
- Indica separação, divisão, ramificação: seção de laticínios; seção de trocas; seção de brinquedos
- Também é usada para repartições públicas ou privadas, departamentos e setores das organizações empresariais e do Estado: seção eleitoral; seção judiciária; seção técnica de desenvolvimento e administração de recursos humanos; seção de informática e redes.
SESSÃO (Lembra “Intervalo de tempo em que algo acontece e que se faz sentado”), já que a palavra é derivada do latim “sessio”, que significa “sentar-se”, usada em: Assembleias, conferências, convenções, congressos, encontros, reuniões, espetáculos, exibições, consultas, encontros.
- Intervalo de tempo de uma atividade específica: sessão de fotos; sessão de fisioterapia; sessão de autógrafos; sessão de cinema; sessão de teatro; sessão da tarde; sessão de estreia; sessão espírita.
- Intervalo de tempo de uma reunião deliberativa: sessão da Câmara dos Deputados, sessão do Senado Federal; sessões do Congresso Nacional; Sessões Extraordinárias; Sessões Plenárias.
CESSÃO (Ato de ceder)
- Transmissão de bens ou direitos (cessão de bens; cessão de direitos; cessão de crédito; cessão de quotas; cessão de herança);
- Desistência ou renúncia (cessão de cargo);
- Permissão, outorga ou licença (cessão para cultivo de soja),
- Cedência ou doação (cessão de órgãos para transplante)
REFERÊNCIA
CUNHA, C.; CINTRA, L.F.L. Nova Gramatica do Português Contemporâneo. 7 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017, 388p.