Criar um Site Grátis Fantástico
 LUTANO HOME
nation2.com

comunidades.net

Curiosidades

 

ORIGEM DO NOME

 

 

Um dos debates lingüísticos mais interessantes atualmente é sobre a capacidade do cérebro humano funcionar melhor através da nomeação de coisas, lugares e pessoas. Descobriu-se que nós lembramos, compreendemos e até raciocinamos melhor quando há um nome ou uma palavra envolvido. Esse é um aspecto tão interligado conosco que quando se pergunta "quem é você" automaticamente respondemos um nome. Isso nos leva a pensar: você É um nome composto de poucas palavras ou esse nome é apenas uma pequena parte do seu ser?

 

Na literatura, o nome é essencial na construção das personagens. Alguns escritores afirmam que o nome influencia até na verossimilhança da história. Os nomes podem indicar algum detalhe sutil sobre a personalidade. Os nomes podem ser usados para diferenciar a nacionalidade (William, Smith e Parker seriam ingleses, Pierre francês, Silva e Oliveira brasileiros), profissão (Machado, Gomes e Armando servem como uma luva para policiais; Natasha, Roberta e Monique para mulheres da noite) ou até mesmo classe social (Augusto Roriz e Alexandre Almeida indicariam alguém proeminente, José da Silva e Maria Sousa não). Naturalmente, tais estereótipos para a literatura podem virar exceções na vida real. Um bom exercício de análise é notar como nas novelas se aplica bem a caracterização das personagens começando pelo nome: note as diferenças entre as personagens ricas e pobres e entre as principais (que sempre aparecem com prenome e sobrenome) das secundárias (geralmente só prenome, apelido ou nem isso).

 

Outro ótimo exemplo de nomes que revelam algo sobre as personagens - não entrando na questão da veracidade da história - aparece na Bíblia. A maioria dos nomes bíblicos possui um significado vinculado ou à personalidade ou à alguma ação praticada. Moisés significa "retirado da água", por ter sido salvo quando bebê enquanto flutuava num cesto no Nilo. Jesus, Josué e Jeosué significam a mesma coisa, "Javé é a salvação", como um brado de louvor. Tais nomes podem ser dados no nascimento como uma predição do destino, atribuídos durante a vida como um título ou após a morte como uma homenagem póstuma. Abrão, "pai é enaltecido", e Sarai, "contenciosa", tiveram seus nomes mudados diretamente por Deus para representarem melhor os seus papéis e passaram a ser chamados de Abraão, "pai duma multidão", e Sara, "princesa". Lembrando que deles sairia a nação de Israel.

Além dos nomes bíblicos, os indígenas ou tribais também vêm carregados de significado. O escritor britânico Terry Pratchett no livro O Senhor da Foice brinca com esta situação:

- Por que você se chama Um-Homem-Balde?

- [...] na minha tribo temos a tradição de dar nomes conforme a primeira coisa que a mãe vê quando olha para fora da tenda depois de dar à luz. é a forma abreviada de Um-Homem-Jogando-um-Balde-de-Água-em-Dois-Cachorros.

.- É muita falta de sorte.

- Não é tão ruim - começou Um-Homem-Balde. - você tinha que ter pena do meu irmão gêmeo, ela olhou para fora dez segundos antes de mim para dar o nome a ele.

 

Como a vida imita a arte (ou seria a arte imita a vida?) poderíamos descobrir algo relacionado ao nosso passado, presente e quem sabe até futuro pesquisando o significado de nossos nomes? Afinal, somos ou não somos os personagens principais de nossa história, mesmo que esta não esteja escrita?

 

Para exemplificar, farei agora um breve exercício usando o meu nome para ver se sai algo interessante.

 

LUIZ ANTONIO COSTA TARCITANO

 

Luiz - Origem latina - prenome, no meu caso prenome composto. Variante de Luis, de origem latina que significa "lutador" e de Louis, francês que deriva do prenome germânico merovíngio Hludwig, composto por "hlud" fama e "wig" guerra, que traduzindo fica "guerreiro glorioso" ou "famoso na batalha". Hludwig também deu origem a outros nomes: Aloísio, Clóvis e Lúcio (espanhol), Ludwig e Ludovico (alemão), Lou, Louie e Lewis (inglês) e Luigi (italiano). Luiz (com z) no Brasil, por seguir a ortografia arcaica, é considerado incorreto conforme as normas ortográficas vigentes.

 

Antônio - Origem etrusca -  significa "o que está na vanguarda" e indica uma pessoa de força interior e fé inabalável nos seus próprios ideais. Isto lhe permite estar sempre à frente, abrindo caminhos que geralmente levam a resultados positivos para todos.

 

Costa: Origem latina - costa (costela) aplicado metaforicamente na orografia (relevo), como encosta, aclive de montanha. O sobrenome indica "cidadão que reside numa encosta";  pode também indicar o habitante oriundo de umas das dezenas de localidades chamadas Costa, cujos nomes constituem uma referência à sua localidade topográfica.

 

 Tarcitano: Sobrenome oriundo das províncias de Catanzaro, Crotone e Cosenza, na região da Calábria, Itália, a família Tarcitano é de origem recente. Em meio às dificuldades da longa guerra pela reunificação da Itália um recém nascido foi deixado em uma Congregação de Caridade. Ali recebeu o seu nome - Giuseppe Tarcitano -, foi educado, cresceu e aprendeu sua profissão. Casou-se e com seu trabalho construiu uma família com amor, dedicação e coragem. Lutou na mesma guerra que o privou de conhecer os seus pais. Sobreviveu às batalhas, mas estava em um país por elas devastado. Por isso, nos últimos lampejos do século dezenove, partiu para um lugar distante, um lugar chamado Brasil.

 

 CONCLUSÃO

 

LUIZ ANTONIO COSTA TARCITANO significa:

 

GUERREIRO GLORIOSO DE VANGUARDA QUE RESIDE NUMA ENCOSTA PROVENIENTE DA CALÁBRIA.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Portal Angels - Significado dos Nomes. Disponível em: https://www.portalangels.com/significado_dos_nomes_k.htm acesso em: 03 de março de 2010.

 

ANDRADE, Janete de. O Étimo dos Nomes Próprios. São Paulo: Thirê, 1994.

 

CLAUDINO, Salvato. Dicionário de Nomes Próprios. São Paulo: Thirê, 1993 .